TECNOBIOGRAFIA DA GABRIELA
1. PRIMEIRAS MEMÓRIAS DE VIDA
Meu primeiro contato com a tecnologia foi por volta de 2006, 2007. Meus pais compraram um computador naquela época, daqueles brancos que vinham até com uma capa protetora. Pra acessar a web, tinhamos a internet discada, na qual poderia ser acessada só no sábado a partir das 14 horas, domingos e feriados. Nunca entendi muito bem o por que disso, quando eu tinha 7/8 anos não fazia a mínima ideia de como essa coisa de internet funcionava e meus pais também não sabiam me explicar direito. Me lembro que a primeira vez que acessei a internet foi para navegar por uma enciclopédia que o meu tio havia me mostrado, ele disse que poderia me ajudar na escola. Porém, depois que eu descobri o mundo dos joguinhos, eu nunca mais pensei em acessar outros tipos de sites. Os jogos que eu mais jogava eram os jogos da Barbie, Polly e de um site que chamava Stardoll. Eram aqueles jogos bobinhos de trocar de roupa nas bonecas, fazer maquiagem e coisas do tipo. Depois passei a acessar sites com vários tipos de jogos, como o Ojogos.com e o Clickjogos. Depois de um tempo parei um pouco com os jogos online e mergulhei no mundo do The Sims. The Sims é um jogo de simulação da vida real, jogando através de um personagem que desempenha todas as atividades do cotidiano. Minha prima era a única na família que tinha esse jogo instalado no computador e eu sempre queria ir pra lá para jogar.
Jogos da Barbie
The Sims
 2. MEMÓRIAS DA ÉPOCA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Não tenho tantas lembranças da tecnologia durante a educação básica, meus professores não costumavam usar aparelhos tecnológicos durante as aulas, o máximo que eles faziam na época era pedir pra pesquisarmos na internet coisas para os nossos trabalhos escolares e atividades. A única aula em que usavamos o computador era a aula de informática. Não tenho muitas recordações de como eram as aulas de informática, mas lembro que o professor nos inicava o básico de como mexer em um computador, usar os aplicativos do Windows e acessar a internet.
 3. VIDA COTIDIANA E FAMILIAR
As tecnologias digitais que mais fazem parte da minha vida com certeza são as redes sociais. Possuo uma conta no Facebook (não utilizo mais atualmente), Twitter e Instagram, porém a que mais utilizo é o Twitter, estou a todo momento atualizando a timeline. O Twitter te possibilita fazer publicações pequenas e também acessar informações de forma instantânea, é uma rede social que sempre faz você estár atualizado sobre tudo no mundo. O WhatsApp também é um dos aplicativos que mais uso, principalmente para me comunicar com a minha família e amigos. Estou incluida em vários grupos lá, como o grupo da família, em que participam meus pais, meus irmãos e eu e usamos esse grupo para nos comunicar de uma forma mais fácil e rápida quando estamos em alguma emergência. Também participo de grupos da faculdade, trabalho e atividades extras. Eu uso as redes sociais mencionadas praticamente todos os dias.
4. PRÁTICAS ATUAIS
Atualmente eu uso a web majoritariamente para fins acadêmicos. Estou sempre acessando a plataforma do MinhaUfmg (Moodle) para acessar os conteúdos das minhas aulas ou para alguma matéria online. Utilizo bastante também o portal de periódicos da CAPES para alguma pesquisa e também utilizo o Google Scholar para ler artigos acadêmicos. Não sou uma pessoa que gera muitos conteúdos digitais, consumo mais do que produzo. O meu uso diário de tecnologia é bem diferente do meu uso profissional. Como sou professora de Inglês, estou sempre procurando materiais e atividades na internet para implementar nas minhas aulas. Alguns websites são ótimos para isso, como por exemplo os sites BusyTeacher, Kahoot e principalmente o YouTube. Nunca passei por nenhum tipo de proibição ou limitação no uso de alguma tecnologia. A rede social que eu mais participo atualmente é o Twitter, como já mencionado acima. A principal finalidade em utilizar o Twitter é manter contato com amigos e me descontrair com as postagens, como também me manter informada sobre as notícias do país e do mundo.
5. USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Os dispositivos móveis mais presentes no meu cotidiano são o celular e o notebook. No meu celular eu utilizo vários aplicativos, os mais frequentes são o WhatsApp, Twitter e Spotify. No Spotify, eu costumo ouvir músicas mas utilizo como um agregador de Podcasts. O Podcast é uma mídia de transmissão de informações, em que essas informações são passadas por meio de áudio, como se fosse um programa de rádio só que por demanda. Eu ouço Podcasts diariamente, não consigo passar um único dia sem ouvir pois acho uma mídia sensacional. Os Podcasts que eu mais ouço são: Café da Manhã da Folha de São Paulo, Mamilos Podcast, um podcast do B9, Foro de Teresina da revista Piauí, também escuto podcasts em inglês como o The Daily do The New York Times e o podcast Reply All. Eu utilizo bastante o meu celular e notebook para sites educacionais, já que sou uma estudante de licenciatura e vejo uma necessidade cada vez maior de incluir a tecnologia na educação. Já tive muitas experiências positivas usando a tecnologia na sala de aula. Gosto bastante de vídeos educacionais e sempre utilizo vídeos do canal do YouTube “Kurzgesagt – In a Nutshell”, um canal que se propõe a fazer vídeos sobre coisas complexas de forma bem explicada e didática, utilizando animações. Além disso, o site TedTalks também pode ser muito produtivo para se utilizar em sala de aula, principalmente em aulas de inglês.
 6. TRANSIÇÕES
Muitas das minhas práticas cotidianas foram bastante alteradas com a inserção da tecnologia. Atualmente, não saio para nenhum lugar diferente sem olhar a rota no Google Maps ou olhar qual ônibus pegar e em onde devo parar com o aplicativo Moovit. Praticamente todos os meus textos, anotações e trabalhos escolares são armazenados no Google Drive, onde não corro o risco de perdê-los. As minhas práticas profissionais também mudaram bastante. Com a tecnologia posso fazer apresentações no Google Slides e utilizar vídeos do YouTube nas minhas aulas, assim também como outros websites educacionais que são divertidos e didáticos para os alunos. Uso bastante as redes sociais também para ativismo político, estou sempre postando coisas relacionadas a política nacional e mundial e os problemas que enfrentamos. Portanto, isso fica restrito a minha vida pessoal, na parte profissional utilizo mais para pesquisa e realização de atividades pedagógicas que utilizem websites e aplicativos.

Comentários